O sucesso dos arranjos Ikebana

Os arranjos de flores são excelentes para equilibrar a decoração dos ambientes. Entre eles, um estilo que vem do oriente e faz muito sucesso aqui no ocidente é o arranjo Ikebana.


Foto: DSS Corretor.

Esse tipo de arranjo floral japonês normalmente cria uma harmonia entre linearidade, ritmo e cor para o ambiente, promovendo o melhor bem-estar das pessoas, seja para as visitas ou para moradores.

O principal objetivo da arte Ikebana é retratar o equilíbrio do universo e, por isso, seus arranjos são montados ou confeccionados com suavidade, representando a harmonia entre o homem, o céu e a terra.


Estilo Rikka – Foto: Aido Bonsai.

Um dos estilos mais antigos de Ikebana é o rikka, que surgiu no século XV. Os arranjos desse estilo buscam refletir a natureza.

No entanto, a arte Ikebana ficou mais popular com o surgimento de um jeito mais simples de montar os arranjos, com o estilo tokonoma.


Estilo Tokonoma – Foto: Orchids and Ikebana.

Como fez muito sucesso, a evolução dos arranjos Ikebana não parou por aí. Com as flores dispostas em um vaso de um modo mais natural, para fazer parte da famosa cerimônia do chá, surgiu o estilo nageire, também conhecido como cha-bana.


Estilo Cha-bana ou Nageire – Foto: Enshuryu.

Mais tarde, no período da ocidentalização e modernização do Japão, surgiu o estilo moribana. A marca desse estilo foi introduzir flores ocidentais aos arranjos Ikebana e, hoje, o estilo é usado principalmente para decorar jardins.

Estilo Moribana | Foto: Coated arms.

Em 1930, surgiu o estilo moderno dos arranjos, o Zen ei ikebana. A arte desse tipo de arranjo é retratada de uma forma mais expressiva do que a clássica.


Estilo Zen ei Ikebana – Foto: Ikebana Flores.

Os arranjos de flores Ikebana hoje são considerados uma das artes mais tradicionais no Japão. Mas, graças à sua beleza e exuberância, a arte Ikebana também ficou mundialmente famosa. Aqui no Brasil, você encontra a arte nipônica em diferentes estados e capitais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s